Desistir de Imóvel Financiado Pela Caixa

Conheça seus direitos ANTES e DEPOIS de assinar o contrato.

Quem compra um imóvel, mesmo que por meio do financiamento bancário, não pretende desistir do negócio, porém não é  incomum imprevistos como perda de emprego ou aumento das prestações fazer o comprador querer desistir.

Se aconteceu algo do tipo antes de assinar o financiamento, é possível desistir, temos um artigo que fala sobre isso aqui (clique aqui para ler).

Agora, se já houve a assinatura do contrato de financiamento com o Banco (Caixa, por exemplo) não é possível fazer esse cancelamento, salvo raríssimas exceções.

Diferentemente quando o imóvel ainda está em construção (na planta), o contrato com a financeira é uma espécie de empréstimo com garantia, e o arrependimento não é suficiente para que o contrato seja cancelado. Caso aconteça algum imprevisto e o consumidor não consiga arcar com os pagamentos, o imóvel será vendido (leiloado) para garantir o pagamento do débito.

O que fazer, então?

O melhor caminho é manter as prestações em dia enquanto tenta vender um imóvel para uma outra pessoa com um detalhe muito importante: essa transferência de financiamento deve ser aceita previamente pela financeira.

Não caia nesse erro:

É comum as pessoas fazerem uma “Cessão de direitos” e acharem que estão resguardadas.

Apesar desse documento ter validade entre o comprador e vendedor, ele não tem valor para o Banco se este não participou da negociação para aprovar o cadastro do novo comprador.

A maior parte dos problemas que somos consultados é sobre isso. O comprador por vezes deixa de pagar o financiamento e é o nome do vendedor que acaba ficando sujo.

Por mais que o comprador pareça ser uma pessoa honesta e com boas intenções, temos de ter a consciência que as coisas mudam, e, assim como decidimos desistir da compra, ele também poderá passar por isso. Por isso é importante tomar os cuidados devidos para não ter dor de cabeça no futuro.

É isso! Falamos em linhas gerais, mas sempre existem as exceções. Caso você queira saber um pouco mais ou esteja passando por algum problema sobre o seu imóvel, entre em contato conosco agora. Teremos o prazer em tirar as suas dúvidas.

Estou com um problema envolvendo imóvel e não sei o que fazer

Nosso escritório é especializado em Direito Imobiliário. Você pode entrar em contato conosco pelo formulário de contato para que possamos ajudá-lo com a melhor solução para o seu problema.